Banner - intro 0

Exportações VS Mercado Doméstico

Exportações VS Mercado Doméstico

2021

Exportações diretas: 27%;

------------

ARQUITETURA: 30.1% 

INDÚSTRIA AUTOMÓVEL: 24.3%

INDÚSTRIA GERAL: 45.6%

 

 

Descrição 0

Com mais de 50 anos de atividade é natural que tanto os negócios como os mercados da Extrusal sofressem alterações para uma maior adaptabilidade às evoluções sentidas.

Até há alguns anos, o setor da Arquitetura representava aproximadamente 70% do volume de vendas anuais da Extrusal enquanto a Indústria detinha uma pequena parcela da atividade, ou seja, os restantes 30%. A maioria das vendas dos sistemas para a construção era comercializada através de empresas comerciais que foram sendo criadas em todo o território português. O destino dos perfis e peças para o setor da Indústria, era e continua a ser o mercado Europeu, enquanto as exportações diretas do sector da Arquitetura continuam a dirigir-se sobretudo para os PALOPs.

 

Após a criação do laboratório de extrusão, em 1999, a obtenção das certificações de Qualidade e Ambiente, a criação do Departamento Comercial Internacional (2004) e de empresas comerciais nos PALOP (Hexalmar – Cabo Verde 2003, Aluexal – Angola 2005, Extrusal Moçambique – Moçambique 2009), a Indústria representava cerca de 68% do volume de vendas da Extrusal, e as exportações diretas 50% do volume de produção. 

Segundo o INE, a economia cresceu 4.9% em 2021. 

Segundo o FMI o crescimento europeu não foi superior porque no segundo semestre o sector manufatureiro foi bastante afetado pela rutura das cadeias de abastecimento. A indústria automóvel foi forçada a reduzir a produção de veículos devido à escassez mundial de subcondutores. 

 

O crescimento das economias europeias pela introdução gradual de medidas de contenção de propagação da covid-19, a continuação de políticas macroeconómicas, com o objetivo de estimular a economia, e a forte recuperação nos principais destinos para a exportação de produtos produzidos na UE levaram a um crescimento das exportações e da procura interna, verificando-se todavia assimetrias nos vários setores de atividade. 

Descrição 1 1

Em Portugal, 2021 foi marcado pelo positivismo do setor da construção. O número de obras licenciadas nas câmaras municipais aumentou, registando-se um crescumento de 9.5% nos edifícios de habitação e 1.5% em edifícios não residenciais.

A construção de edifícios públicos cresceu 4.5%.

Assim, em 2021 as exportações diretas apresentaram percentagens inferiores, comparativamente com 2020, pelo crescimento do volume de negócios provenientes do setor da Arquitetura, cujo destino é essencialmente o mercado doméstico. As exportações diretas situaram-se pelos 27% do volume de negócios. Em termos de atividades por setor, todos os subsectores aumentaram, registando-se apenas um decréscimo no setor da indústria em geral, posicionando-se nos 45.6%. O setor da arquitetura aumentou para 30.1% e a indústria automóvel para 24.3%. 

 

 

 

Peça-nos um orçamento Descreva-nos o seu projeto.
Nome 
E-mail  
Contacto 
Assunto 
Mensagem