História

1972


31 de março de 1972


No início da década de 70, o responsável pelo projeto e desenvolvimento da EXTRUSAL, Eng.º Carlos Lourenço Boia, verificou a existência de uma lacuna no panorama industrial da época
.
Em Portugal, não eram produzidos perfilados em alumínio, sector que florescia pelo mundo industrializado fora. Nasce assim, em 31 de março de 1972, a sociedade denominada EXTRUSAL – Companhia Portuguesa de Extrusão S.A., empresa especializada na Extrusão de perfis de alumínio, para a Arquitetura e Indústria em geral.


1974


Criação do Departamento Técnico

Depois da construção do edifício e da instalação da primeira prensa (1700), a Extrusal inicia a sua laboração com caráter experimental no segundo semestre de 1974.



É criado em simultâneo o Departamento Técnico responsável pela conceção, desenvolvimento e ensaio de todas as matrizes, iniciando-se assim a produção limitada de matrizes com a instalação da primeira máquina de eletroerosão.



1978

Prensa adicional

Instalação da segunda prensa 1600.

1982

  Anodização
Com o objetivo de salvaguardar a qualidade final do produto, a Extrusal instaurou uma inovadora linha de anodização.



Preocupação ambiental
Instalação de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais desenvolvida e modernizada em conjuntamente com o Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro.

1983


Marca de Qualidade QUALANOD (EAA / EURAS)
A Anodização é licenciada em 1983 pela Qualanod (EAA/EURAS), expoente máximo na certificação de linhas de Anodização, com o Label de Qualidade Europeu n.º 1405, reconhecido em toda a Europa por todas as Entidades Públicas e Privadas.




Prensa 2000.
Instalação da terceira prensa.

1988

  Marca de Qualidade SANDALOR

Em 1988 a capacidade de Anodização da empresa foi duplicada, através da implementação de uma nova linha de Anodização. É também neste ano que é atribuída, em exclusividade para Portugal, a licença Sandalor n.º 207, que permite uma variedade de anodizados, e que representa o expoente máximo da Qualidade deste tratamento.

1994

   Linha automática da lacagem.

Acréscimo da oferta de tratamentos de superfícies: implementação da linha automática da lacagem.

1995

 

Marca de Qualidade QUALICOAT

O ano de 1994 é marcado pelo arranque de uma linha automática de Termolacagem, a qual complementa o leque de tratamentos de superfície oferecidos.

À semelhança da Anodização, a Lacagem é licenciada em 1995 pela QUALICOAT com o a licença de Qualidade Europeu nº 808.

1997


Certificação do Sistema da Qualidade da Extrusal - APCER

Certificação do Sistema da Qualidade da Extrusal - APCER
A implementação do Sistema da Qualidade da Extrusal, baseado na norma NP EN ISO 9002, é a base ideal para a melhoria dos processos e produtos realizados pela empresa e apresentou-se como a etapa lógica a ser vencida no percurso de desenvolvimento da Extrusal e na sua incessante procura da máxima satisfação do Cliente.
Assim, em 1997, a Extrusal vence o desafio da Certificação, passando a ser a primeira empresa Portuguesa, e uma das únicas da Europa, a ser certificada nas áreas de fabricação de matrizes, extrusão, anodização e termolacagem de perfis de alumínio.

Implementação do SIGMA

Se a certificação pela norma NP EN ISO 9002 constituiu o desenlace natural da Política de Qualidade da Extrusal, o passo seguinte foi a decisão de se integrarem as preocupações ambientais num programa coerente, tendo-se iniciado em 1997 a implementação do Sistema Integrado de Gestão do Meio Ambiente (SIGMA), com base na norma NP EN ISO 14001.

2000

Renovação da Certificação do Sistema da Qualidade da Extrusal  pela SGS: Serviços Internacionais de Certificação

2002

 
Certificação do Sistema de Gestão Ambiental da Extrusal – SGS

Certificação do Sistema de Gestão Ambiental da Extrusal pela SGS: Serviços Internacionais de Certificação de acordo com a norma de referência NP EN ISO 14001.

2003



Decoração "tipo madeira"
Em Abril foi instalada uma linha de decoração tipo madeira, uma oferta alternativa à tradicional lacagem.



NP EN ISO 9001:2000
Transição do Sistema de Gestão da Qualidade da Extrusal para a norma NP EN ISO 9001:2000 e renovação da certificação.




2005


Marca de Qualidade QUALIDECO

Certificação da decoração efeito madeira - QUALIDECO - para as tonalidades: Castanho, Teca, Carvalho, Cerejeira e Mogno.

2009

   
Marcação CE


A Extrusal realizou mais de 80 ensaios a todos os sistemas de arquitetura comercializados, segundo a norma EN 14351-1, para permitir a marcação CE dos mesmos.




















2011

 
Renovação da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente da Extrusal pela SGS com alargamento do seu âmbito ao Aconselhamento Técnico promovido pelo GEP EXTRUSAL.



2012

F.100 SAFEGLASS
Sistema de guarda-corpos ensaiado segundo a norma NP 4491 2009

2014



Renovação da Certificação pelas norma NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001 a cargo da SGS.