Alumínio 0

Alumínio

Resumo 0

O alumínio é um elemento químico e é representado pelo símbolo Al. À temperatura ambiente encontra-se na forma sólida, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre (8.07%). 

Na natureza, o alumínio aparece sempre combinado com outros elementos, como o ferro, o oxigénio e o silício. A elevada afinidade do alumínio com o oxigénio, origina a formação de um composto químico designado por alumina, Al2O3. Por sua vez, a alumina aparece na crosta terrestre incorporada num minério designado por bauxite, que contém um elevado teor de alumina, entre 35 e 45%. O bauxite encontra-se sobretudo em países tropicais e subtropicais da África, Ásia, América do Sul e Austrália, embora existam também algumas minas na Europa.

 

Uma excecional combinação de propriedades, faz do alumínio um dos mais versáteis materiais utilizados na engenharia, arquitetura e indústria em geral.

Descrição 0

A grande vantagem das ligas de alumínio é a possibilidade de se obter uma grande variedade de propriedades mecânicas, através de tratamentos térmicos ou mecânicos, permitindo uma aplicabilidade nos mais diversos setores industriais.

O alumínio tem uma baixa resistência mecânica, pelo que não deve ser usado diretamente em aplicações onde a resistência à deformação e à fratura são fundamentais. Assim, é adicionado ao alumínio alguns elementos que melhoram a sua resistência mecânica, sem detrimento de outras propriedades, dando origem às diferentes ligas de acordo com a finalidade específica pretendida.

O desenvolvimento das ligas de alumínio associado aos avanços tecnológicos do processo de extrusão, possibilitam a produção de uma grande diversidade de perfis, que abrangem praticamente todas as áreas de aplicação no campo da Indústria e da Arquitetura.

 

Características 0

As principais características do alumínio:

  • Baixa densidade: 2,7 g / cm3;
  • Boa resistência à corrosão atmosférica (devido à formação de um filme auto-protetor de alumina);
  • Módulo de Elasticidade: 70.000 MPa
  • Ponto de fusão moderado, que facilita a obtenção de ligas: 660ºC;
  • Elevada condutibilidade elétrica e térmica;
  • Bom poder refletor;
  • Não tóxico;
  • Infinitamente reciclável sem nunca perder as suas propriedades iniciais.

 

Tipos de Ligas 0

Produzimos perfis nas ligas da série 6xxx, cujos principais elementos são o silício e o magnésio. Estas ligas são tratáveis termicamente, o que significa que podem ver as suas propriedades mecânicas melhoradas através de ciclos de tratamento térmico apropriados.

A excelente adequabilidade dos tratamentos de superfície, anodização e lacagem, às ligas que utilizamos, aumenta o leque de possibilidades das aplicações finais.

Liga EN AW-6060 [AI MgSi]: Devido à sua versatilidade, é uma das ligas mais usadas deste grupo, principalmente em aplicações onde se pretendem propriedades mecânicas moderadas, em simultâneo com uma boa resposta à anodização. Apresenta uma boa resistência à corrosão e boas caraterísticas de soldabilidade. É usada em perfis de construção, sobretudo em caixilharia, na indústria automóvel e indústria em geral.

Liga EN AW-6063 [AI Mg0.7Si]: É bastante semelhante à liga 6060, mas com propriedades mecânicas superiores. Devido à sua versatilidade, é usada em aplicações diversificadas na indústria automóvel e de transportes, e na indústria em geral.

Liga EN AW-6061 [AI Mg1SiCu]: É considerada uma liga de média resistência e é usada sobretudo em aplicações que combinam resistência mecânica com boa resistência à corrosão. Aplicações típicas desta liga incluem componentes para indústria automóvel e de transportes, industrial em geral, componentes para máquinas, entre outras.

Liga EN AW-6082 [AI SiMgMn]: Carateriza-se pela adição de manganês à sua composição química, e é tida como a liga com propriedades mecânicas mais elevadas desta série. É considerada uma liga ideal para aplicações estruturais, com boa resistência à corrosão e boa tenacidade. Devido à combinação destes fatores, as aplicações típicas desta liga são, tanto estruturais na construção, na indústria de transportes e na indústria geral, como em peças maquinadas para a indústria automóvel.

É ainda possível a produção de outras ligas e estados metalúrgicos especiais, de acordo com a especificação do cliente, e quando solicitados por este.

Os nossos perfis cumprem a norma EN 755 ou, se pedido, a norma EN 12020 para perfis extrudidos de precisão.

Peça-nos um orçamento Descreva-nos o seu projeto.
Nome 
E-mail  
Contacto 
Assunto 
Mensagem