Alumínio

O alumínio é um elemento químico e é representando pelo símbolo Al. À temperatura ambiente encontra-se na forma sólida, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre (8.07%). Na natureza, o alumínio aparece sempre combinado com outros elementos, como o ferro, o oxigénio e o silício. A elevada afinidade do alumínio com o oxigénio, origina a formação de um composto químico designado por alumina, Al2O3. Por sua vez, a alumina aparece na crosta terrestre incorporada num minério designado por bauxite, que contém um elevado teor de alumina, entre 35 e 45%. O bauxite encontra-se sobretudo em países tropicais e subtropicais da África, Ásia, América do Sul e Austrália, embora existam também algumas minas na Europa.
Uma excecional combinação de propriedades, faz do alumínio um dos mais versáteis materiais utilizados na engenharia, arquitetura e indústria em geral.

As caraterísticas principais do alumínio são:


» Baixa densidade: 2,7 g / cm3;
» Boa resistência à corrosão atmosférica (devido à formação de um filme auto-protetor de alumina);
» Módulo de Elasticidade: 70.000 MPa
» Ponto de fusão moderado, que facilita a obtenção de ligas: 660ºC;
» Elevada condutibilidade elétrica e térmica;
» Bom poder refletor;
» Não tóxico;
» Reciclável.

As ligas de Alumínio


O alumínio tem uma baixa resistência mecânica e não pode ser usado diretamente em aplicações onde a resistência à deformação e à fratura são fundamentais. Por este motivo, são adicionados ao alumínio outros elementos, em pequenas percentagens, que melhoram a sua resistência mecânica, sem detrimento de outras propriedades, dando origem às ligas de alumínio. As diferentes combinações possíveis entre o alumínio e os elementos de liga têm permitido o desenvolvimento de novas ligas, direcionadas para aplicações finais específicas.
Uma das grandes mais-valias das ligas de alumínio, centra-se na possibilidade de se poder obter uma grande variedade de caraterísticas mecânicas, através de tratamentos térmicos ou mecânicos, e tendo como linha orientadora a aplicação final.
O desenvolvimento das ligas de alumínio associado aos avanços tecnológicos do processo de extrusão, possibilitam a produção de uma grande diversidade de perfis, que abrangem praticamente todas as áreas de aplicação no campo da Indústria e da Arquitetura.

A Extrusal produz perfis nas ligas da série 6xxx, cujos principais elementos de liga são o silício e o magnésio. Estas ligas são tratáveis termicamente, o que significa que podem ver as suas propriedades mecânicas melhoradas através de ciclos de tratamento térmico apropriados.
A excelente adequabilidade dos tratamentos de superfície, anodização e lacagem, às ligas utilizadas na Extrusal, aumenta o leque de possibilidades das aplicações finais dadas aos perfis extrudidos.

» Liga EN AW-6060 [AI MgSi]: Devido à sua versatilidade, é uma das ligas mais usadas deste grupo, principalmente em aplicações onde se pretendem propriedades mecânicas moderadas, em simultâneo com uma boa resposta à anodização. Apresenta uma boa resistência à corrosão e boas caraterísticas de soldabilidade. É usada em perfis de construção, sobretudo em caixilharia, na indústria automóvel e indústria em geral.

Liga EN AW-6063 [AI Mg0.7Si]: É bastante semelhante à liga 6060, mas com propriedades mecânicas superiores. Devido à sua versatilidade, é usada em aplicações diversificadas na indústria automóvel e de transportes, e na indústria em geral.

Liga EN AW-6061 [AI Mg1SiCu]: É considerada uma liga de média resistência e é usada sobretudo em aplicações que combinam resistência mecânica com boa resistência à corrosão. Aplicações típicas desta liga incluem componentes para indústria automóvel e de transportes, industrial em geral, componentes para máquinas, entre outras.

Liga EN AW-6082 [AI SiMgMn]: Carateriza-se pela adição de manganês à sua composição química, e é tida como a liga com propriedades mecânicas mais elevadas desta série. É considerada uma liga ideal para aplicações estruturais, com boa resistência à corrosão e boa tenacidade. Devido à combinação destes fatores, as aplicações típicas desta liga são, tanto estruturais na construção, na indústria de transportes e na indústria geral, como em peças maquinadas para a indústria automóvel.

É ainda possível a produção de outras ligas e Estados Metalúrgicos especiais, de acordo com a especificação do cliente, e quando solicitados por este.
Os perfis da Extrusal cumprem a norma EN 755 ou, se pedido, a norma EN 12020 para perfis extrudidos de precisão.