Manutenção

A manutenção e limpeza periódica é um imperativo para o prolongamento da duração e perfeito funcionamento de um caixilho.

RECOMENDAÇÕES
Para evitar o ataque químico de agentes corrosivos, recomendamos a lavagem do caixilho com um produto de limpeza neutro (PH compreendido entre 5 e 8) misturado com água numa proporção de 5%.
Deve ser utilizada uma esponja, com fraco poder abrasivo, bem impregnada na solução de limpeza acima indicada. Posteriormente, o caixilho dever ser lavado com água limpa e seguidamente, seco com uma camurça ou um pano macio.
Independentemente do tratamento de superfície aplicado, os caixilhos devem ser limpos com regularidade de forma a remover sujidades acumuladas. Ter atenção redobrada nas vedações e rasgos de drenagem de águas.

PERIODICIDADE
Em ambientes agressivos (proximidade marítima ou zonas com elevadas taxas de poluição atmosférica) a limpeza dos caixilhos deve ser efetuada no mínimo quatro vezes por ano, ou sempre que os resíduos acumulados forem notórios.
Em ambientes não agressivos a limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por ano.

Atenção
Os produtos utilizados na limpeza do vidro não devem entrar em contacto com o alumínio e acessórios, uma vez que a maioria detém amónia, ou produtos similares, os quais interagem com o alumínio.

INSPEÇÃO PERIÓDICA / MANUTENÇÃO
Durante e após a limpeza do caixilho, as vedações e as ferragens devem ser inspecionadas.
Deverão ser inspecionados os seguintes elementos:
- os vedantes: posicionamento, elasticidade, deformações e fissuramentos;
- a colagem nos cantos da vedação central (sistemas de batente);
- as pelúcias (sistemas de correr);
Para as vedações efetuadas com silicone deverá ser verificada a elasticidade e eventuais fissuras.

Sistemas de batente e correr
1 - Ferragens: verificar o funcionamento das dobradiças, e sempre que se justificar, proceder à sua lubrificação com um óleo fino, removendo os excessos com pano seco. Para os mecanismos de comando e/ou de fecho, o procedimento é idêntico.
2 - Nos sistemas de correr devem ser averiguadas as roldanas e os deslizamentos das folhas. Proceder à lubrificação sempre que necessário.

Janela Oscilo batente
Neste tipo de janelas, as ferragens permitem dois tipos de abertura, dependendo da posição do punho do fecho.
Sempre que pretender acionar o fecho deverá, em primeiro lugar, exercer uma pressão constante na janela, e só depois girar o punho do fecho.


Sempre que detetar alguma folga ou verificar determinada anomalia que ponha em causa o correto funcionamento do caixilho, deverá solicitar a presença da entidade que os fabricou e aplicou para proceder à manutenção necessária.
A durabilidade de um caixilho de alumínio e o seu desempenho, dependem também da utilização que lhe é dada e dos cuidados que se tem com o mesmo. Depende de si prolongar a vida da sua caixilharia.

Manual de Manutencao

162.1 KB | Download