Certificação Ambiental

O Ambiente surgiu, naturalmente, como uma das vertentes da Qualidade - tendo a Extrusal optado sempre pela seleção das melhores tecnologias disponíveis aquando da aquisição de novos equipamentos. Como exemplo, na instalação da termolacagem optou-se, desde o início, pela introdução de modernas tecnologias que maximizassem a reutilização das águas para um menor impacto ambiental.


Assim, quando se iniciou a produção de efluentes industriais, com o arranque de uma unidade de tratamentos de superfície, a Extrusal procedeu à instalação de uma ETARI, a qual foi sendo devidamente adaptada e otimizada em harmonia com as ampliações e alterações sofridas pelos processos de fabrico.


1997 – Implementação do SIGMA.

Se a certificação pela norma NP EN ISO 9002 constituiu o desenlace natural da Política de Qualidade da Extrusal, o passo seguinte foi a decisão de se integrarem as preocupações ambientais num programa coerente, tendo-se iniciado em 1997 a implementação do Sistema Integrado de Gestão do Meio Ambiente (SIGMA), com base na norma NP EN ISO 14001.

Apesar da norma ISO 14001 não contemplar requisitos sobre aspectos de higiene, saúde e segurança no trabalho, a Extrusal entendeu incluir essa vertente no seu SIGMA.

Assim, na perspetiva do conceito de Qualidade Global, o SIGMA fez parte integrante do Sistema da Qualidade da Extrusal (SQE) adaptando-se quando possível os Procedimentos da Qualidade no sentido de integrar os requisitos da norma ISO 14001. Para os temas específicos foram criados Procedimentos de Ambiente que constituem o Manual de Gestão Ambiental.

2002 – Obtenção da Certificação do SGA de acordo com a norma NP EN ISO 14001.


2003 – Transição do SQE para a NP EN ISO 9001

A transição do SQE para a NP EN ISO 9001 pela mesma entidade certificadora da NP EN ISO 14001 resultou na fusão dos dois Sistemas de Gestão num único Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente (SGQA).

A manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), em constante resposta ao crescimento da Extrusal e às exigências legais, permite uma maior otimização da relação entre a performance ambiental e económica colocando a Extrusal numa posição privilegiada no mercado nacional e internacional.


2011 – Renovação da Certificação do SGQA por mais um ciclo de três anos e alargamento da sua extensão ao Gabinete de Estudos, Projetos e Orçamentação da Extrusal.

2014 – Renovação da Certificação pela norma NP EN ISO 14001 a cargo da SGS e sua ampliação ao Armazém de Produto Acabado em São Félix da Marinha.