O nosso caminho para a Sustentabilidade e Economia Circular

04 de Outubro, 2021

Conscientes que os recursos são escassos e limitados, estamos há mais de 49 anos focados na sustentabilidade do planeta e na nossa contribuição para a economia circular.

No mercado desde 1972, a Extrusal é um nome de referência na conceção, extrusão e tratamento de superfície de perfis em alumínio para a construção e para o setor dos componentes para a Indústria em Geral (indústria automóvel, mobiliário, robótica e outros). A qualidade, a inovação, o serviço de excelência e a contínua preocupação ambiental são alguns dos elementos que nos definem e diferenciam. Detemos várias certificações ISO 14001 (desde 2002), ISO 9001 (2003), Qualanod (1983) e Qualicoat (1995).

A Extrusal, desde a sua fundação, teve sempre uma preocupação com o impacto ambiental das suas atividades, pelo que construiu uma ETARI em 1982, tornando-se umas das primeiras indústrias portuguesas a incorporar nas suas instalações uma estação de tratamento de águas residuais.

Já em 1997, a Extrusal iniciou a Campanha de Recolha Selectiva dos Resíduos no sentido de contribuir para a proteção ambiental através da recolha, para a reciclagem, dos resíduos existentes na empresa, minimizando assim, o quantitativo dos resíduos depositados em aterro. Este projeto tem sido melhorado ao longo dos anos pelo incremento do número de resíduos reciclados, reutilizados e tratados, e da melhoria das condições de manuseamento e acondicionamento. Assumindo um compromisso de melhoria ambiental, a Extrusal implementou o Sistema Integrado de Gestão do Meio Ambiente (SIGMA) com base na norma ISO 14001. 


Atualmente, e há já vários anos, existe uma tendência para o recurso a energias renováveis, diminuição e maior eficiência do consumo de recursos hídricos, redução da produção de resíduos, análise regular das emissões da ETARI e chaminés, otimização e manutenção dos equipamentos/layouts para um consumo energético racionalizado, consumo materiais reciclados, como é o caso do papel e do cartão.  Optamos por aqueles que respeitem a boa prática florestal para suprir as necessidades da sociedade como um todo.

Salientamos que o alumínio é um material único, que reciclado mantém as suas propriedades iniciais. A Extrusal trabalha com várias ligas (6060, 6063, 6061 e 6082), sendo que a incorporação de reciclado chega em alguns casos aos 40% de acordo com a norma EN14021. A Extrusal tem recorrido a fornecedores com estratégias sustentáveis fortemente implementadas, cuja a aposta recai na economia circular para uma menor pegada ambiental.

A nossa preocupação pela preservação ambiental faz-nos conceber soluções para a Arquitetura que reflitam a sustentabilidade do edificado. São considerados estudos e análises prévias e exaustivas do mercado: o que existe, o que deve ser melhorado e aperfeiçoado e o que não existe e deve ser implementado. Esta análise envolve uma equipa de profissionais de várias áreas sendo abordadas as tendências arquitetónicas e da construção, a legislação em vigor, alterações climatéricas, impactos ambientais, eficiência energética, o bem-estar dos utilizadores e o conforto das habitações.

A introdução de acessórios que contribuam para a sustentabilidade é outro aspeto considerado. A procura de materiais reciclados ou que possam ser reciclados, assim como, aqueles cujo processo produtivo possua uma menor pegada ambiental são fatores que temos em consideração. Procuramos fornecedores que têm uma atitude proactiva neste domínio.

Para garantir os elevados desempenhos das soluções Extrusal e contribuir para sustentabilidade dos edifícios, foi recentemente lançado o serviço “Extrusal Certifica” que visa assegurar a fiabilidade e a performance dos sistemas através duma correta fabricação e aplicação em obra. 
Do catálogo de produtos Extrusal, todas as nossas soluções de janelas e portas de correr ou deslizantes são submetidas a testes e ensaios para uma maior performance térmica, acústica e de desempenhos AEV (permeabilidade ao ar, estanquidade à água e resistência ao vento). Fomos uma das empresas pioneiras na adesão ao sistema de etiquetagem Classe+ promovido pela Adene. 

Contudo, a nosso ver, a nossa preocupação não se deve limitar ao nosso processo produtivo e às soluções sustentáveis que desenvolvemos. Acreditamos que também somos responsáveis por incutir na nossa comunidade interna, parceiros e clientes a importância da economia circular. Ao longo dos anos implementamos campanhas de sensibilização para a reciclagem e reutilização. O início de 2021 foi marcado pela a campanha “Menos plástico Mais alumínio” cuja mensagem é exatamente essa. Ainda em 2021, a Extrusal juntamente com a Ordem dos Arquitectos e dos Engenheiros de Cabo Verde, realizou uma ação sensibilização e formação sobre o tema “construção sustentável”.

Voltar à listagem