Processo produtivo 1

Processo produtivo

Serviço integrado de produção

1 - Engenharia e Desenvolvimento

Equipado com os mais modernos sistemas de CAD/CAM (Inventor, ME10, AutoCAD, SolidWorks), o Departamento de Engenharia e Desenvolvimento é um dos pilares para o I&D interno. São realizadas análises dos projetos e necessidades dos clientes de indústria e, em conjunto, desenvolvidas soluções técnicas para a satisfação do cliente.

 

O departamento desenvolve igualmente, juntamente com o Departamento de Marketing de Produto e o Centro de Prototipagem (dedicado a desenvolver e testar sistemas de arquitetura) soluções para o setor da Construção.

Fábrica de Matrizes 0

2 - Fábrica de matrizes

Fábrica autónoma de matrizes, onde são produzidas a maioria das matrizes que são utilizadas no processo de extrusão. Está equipada com fresadoras e torno, CNC, máquinas de electro erosão por fio e com elétrodo

 

Temos técnicos especializados, em constante formação, para programar e operar os mais variados equipamentos. 

 

A qualidade das matrizes é assegurada pelo processo de fabricação e manutenção, sendo os perfis verificados em cada extrusão. A vida útil das matrizes é controlada através do seu desempenho e da apreciação do peso real do perfil extrudido em cada extrusão.

 

A complexidade crescente dos produtos torna a fabricação de matrizes uma etapa cada vez mais relevante em todo o nosso processo produtivo.

Extrusão 0

3 - Extrusão

Detemos atualmente duas linhas de extrusão (17MN e 20MN) tendo uma capacidade anual de extrusão de aproximadamente 13.000 toneladas (dependendo da produtividade e tipo de perfis). Os perfis são extrudidos em ligas da série 6xxx: 6060, 6063, 6061 e 6082, de acordo com a norma EN 573-3, sendo fornecidos aos clientes nos Estados Metalúrgicos solicitados de acordo com a norma EN 755-2.

 

A prensa de 1700 ton (Schloemann) foi instalada em 1974, tendo os sistemas hidráulicos e elétricos sido modernizados em 2002 e a linha renovada em 2005/2006. Em 2013 foi introduzido um novo cabeçote e, em 2016, um novo cilindro principal. A prensa é composta por uma pré-linha com separador de biletes e escovagem, forno, túnel de arrefecimento à saída da prensa; dois pullers e serra corte em voo; stacker automático; forno de matrizes multi-gavetas e atmosfera de azoto OMAV; e transporte automático de contentores para armazenamento de material.

 

A Prensa 2000 toneladas (Schloemann), instalada em 1983, teve uma renovação da pré-linha em 2010 e a mesa de saída foi inteiramente renovada em 2014.

 

Lab Extrusão 0

Produção:

  • 2022: 10.420 (+251 ton subcontratado)
  • 2021: 11.569 (+260 ton subconstratado)
  • 2020: 10.356 ton (+145 ton subcontratado)
  • 2019: 11.125 ton (+341 ton subcontratado)
  • 2018: 11.207 ton (+430 ton subcontratado)
  • 2017: 11.333 ton (+111 ton subcontratado)
  • 2016 Produção: 9.283 ton

 

Laboratório de extrusão

Dedicado à I&D de perfis de extrusão e ao controlo de produção dos mesmos.

Este laboratório dispõe de técnicos especializados e de diverso equipamento que permite realizar os seguintes testes: 

  • Ensaios de tração;
  • Testes de dureza Brinell;
  • Medições de dureza Webster;
  • Testes de rugosidade.
Maquinação 0

4 - Maquinação

 

Dispomos de uma secção de maquinação equipada com serras, prensas, fresadoras CNC, balancés, máquina de dobragem e vários equipamentos dedicados (desenvolvidos à medida para diversos projetos industriais). É possível, assim, realizar operações de corte (30 mm a 6000 mm), furação, torneamento, fresagem CNC, dobragem e rasgo

 

O controlo de qualidade é efetuado nas várias fases do processo. Usualmente, a maquinação é desenvolvida antes do tratamento de superfície; contudo, e de acordo com as especificidades de cada peça, do tipo de maquinação a realizar e do tipo de tratamento de superfície desejado, o processo de maquinação pode ser realizado à posteriori. 

 

O nosso processo de maquinação cumpre com a norma NP EN ISO 9001.

Anodização 1

5 - Corte térmico

Fomos a 1ª empresa em Portugal a produzir sistemas para arquitetura de corte térmico, dispondo para isso de uma linha de produção que foi renovada em 2012.

 

6 - Tratamento de superfície

6.1 Anodização

A anodização é um processo eletrolítico que forma sobre a liga de alumínio um óxido de espessura determinada. Em matéria de decoração da superfície dos perfis de alumínio, dois sub-tratamentos são habitualmente usados:

 

  • O polido (resultado de um tratamento mecânico);
  • O acetinado (resultado de um tratamento químico).

 

Este processo oferece aos perfis não só a cor natural do alumínio, mas igualmente uma gama de cores conseguida com a coloração eletrolítica, que vai desde a cor champanhe até ao preto, passando pelas cores bronze.

Classes da espessura da camada de anodizado:

  • Classe 10 µm - Aplicação interior - baixa agressividade do ambiente;
  • Classe 15 µm - Aplicação exterior - agressividade média do ambiente;
  • Classe 20 µm - Aplicação exterior - elevada agressividade do ambiente;
  • Classe 25 µm - Aplicação exterior - agressividade do ambiente muito elevada.
Anadização Parte 2 1

Para os perfis de alumínio para arquitetura, as condições de realização e qualidade deste tratamento estão instituídas em diretivas e normas que os produtos devem respeitar. Neste âmbito, existe na Europa o organismo Qualanod, que gere a marca de qualidade de igual designação e certifica os produtores (com a participação de entidades inspetoras nacionais – no caso português, o LNEC) podendo estes apresentar, para o reconhecimento da sua qualidade essa marca. 

 

Somos detentores da certificação Qualanod (nº 1405) desde 1983, assegura o cumprimento das diretivas da Qualanod e a observância das normas: NP 1482, NP 1480, NP 2908 e NP 2907.

 

Capacidade anual: superior a 800.000 m2 (dependendo da produtividade e tipo de perfis).

Lacagem 1

6.2 Lacagem

 

Processo de pintura termo aderente, executado com tintas em pó de poliéster através do qual os perfis de alumínio podem adquirir variadas cores em função da tinta em pó utilizada.

 

Existe, para regular este tratamento de superfície, a entidade europeia Qualicoat, que gere a marca de igual designação e correspondentes diretivas, e que certifica ainda os produtores (com intervenção de entidades inspetoras nacionais – no caso português o LNEC), podendo estes apresentar, para reconhecimento da sua qualidade, essa marca.

 

Somos detentores desde 1995 deste certificado (nº 808), que assegura o cumprimento das diretivas da Qualicoat e a observância das normas ISO 2813, NP EN ISO 1520, NP EN ISO 2409, NP EN ISO 2815, NP EN ISO 1519 e NP 2360.

 

A linha da lacagem foi instalada em 1994.

 

Lacagem Parte 2 1

Os principais componentes são:

  • Uma linha automática horizontal com capacidade superior a 1.000.000 m2/ano (dependendo da produtividade e tipo de perfis);
  • Pré-tratamento livre de crómio;
  • Duas cabines de pintura (GEMA);
  • Um forno de polimerização;
  • Uma linha de decoração “tipo madeira”, para perfis e folhas;
  • Pré-Tratamento Seaside.

 

Laboratório de tratamentos de superfície

Este laboratório realiza o controlo de qualidade de processos e produtos. Os técnicos qualificados são responsáveis por todos os testes necessários para a obtenção das certificações Qualanod (1983), Qualicoat (1995) e Seaside.

Lacagem com pré-tratamento especial

Anódico

É há muito conhecida a maior adequabilidade do acabamento anodizado dos perfis de alumínio a ambientes de elevada agressividade, desde que possua a espessura recomendada. Contudo, e apesar de ser conhecida esta vantagem do anodizado face aos lacados neste tipo de exposição das habitações, devido à variedade cromática oferecida pela lacagem, é natural que muitos optem por este tratamento.

Assim, e para garantirmos a qualidade dos nossos sistemas, desenvolvemos um tipo de pré-tratamento que agrega num só as vantagens do anodizado e a estética ofertada pela lacagem.

Seaside

Um pré-tratamento desenvolvido especialmente para habitações expostas a atmosferas marítimas. A classe Seaside oferece uma garantia extra dentro do âmbito da licença da marca de qualidade Qualicoat.

 

Departamento de Manutenção & Ambiente 0

7 - Manutenção In-House

 

Este departamento possui recursos humanos e equipamentos qualificados, capazes de realizar manutenção preventiva e curativa (mecânica, elétrica e eletrónica) em todos os nossos equipamentos.

 

Em conjunto com o departamento de engenharia, têm a capacidade de desenvolver alguns equipamentos mecânicos dedicados.

 

As questões ambientais são geridas por este departamento: estação de tratamento de águas residuais industriais, chaminés, resíduos sólidos, recipientes anti-derrames, energia, etc.

 

8 - Embalagem e expedição

Acompanhamos o nosso alumínio do bilete à entrega no cliente. Para tal, temos um departamento de embalagem e de logística dedicado a acondicionar cuidadosamente os perfis / peças em alumínio no final da cadeia do processo produtivo de forma a garantir uma entrega correta do material, através da nossa frota ou por serviços subcontratado.

 

Peça-nos um orçamento Descreva-nos o seu projeto.
Nome 
E-mail  
Contacto 
Assunto 
Mensagem